Switch to |
EntrePortas - Imobiliária

Viana do Castelo: 6 roteiros alternativos para se sentir em casa

Viana do Castelo: 6 roteiros alternativos para se sentir em casa

Aprenda a tirar o verdadeiro partido dos maravilhosos lugares que a cidade lhe oferece. E encontre as melhores casas à venda perto do mar, rio ou montanha.

É possível que pense que já sabe tudo sobre Viana do Castelo, que já viu tudo nessa cidade que é um território privilegiado para comprar casa com vista mar ou casa com vista rio, porque reúne mar, rio e montanha nos seus afortunados 300 quilómetros quadrados e ostenta quase dez praias com bandeira azul. Mas se há coisa que a "princesa do Lima" tem é uma capacidade inesgotável de se reinventar e de nos surpreender.

Não é por acaso que o município, que se destaca pelas suas oportunidades imobiliárias, acaba também de ser distinguido com o galardão "Marca Estrela", condecoração atribuída apenas a regiões que se evidenciam entre os seus pares. Neste caso, a consultora que organiza o "Portugal City Brand Ranking" analisou o desempenho dos 308 municípios portugueses, considerando três variáveis fundamentais - novos investidores, residentes e turistas – e chegou a uma conclusão: Viana do Castelo tem a maior subida da lista, posicionando-se agora em 21º lugar.

Se comprar casa em Viana do Castelo era já considerado um dos melhores investimentos do setor imobiliário, não apenas pela relação preço-qualidade dos imóveis, mas também pela elevada qualidade de vida que a cidade proporciona paralelamente às vistas que as casas oferecem das suas varandas e terraços, assiste-se agora a outro fenómeno invulgar: Viana é o destino para onde confluem todos os grandes acontecimentos deste ano. A cidade foi eleita para acolher nada menos do que 23 congressos e 52 provas desportivas, muitas das quais internacionais, e grandes eventos culturais.

A lista é interminável, mas pense apenas na pluralidade destes exemplos: nos últimos dias de maio, a Praia do Cabedelo, considerada a meca do surf da Europa, será palco do primeiro campeonato europeu de surf adaptado, o Euro'Meet 2019; e em junho realiza-se o II simpósio da União Astrofísica Internacional. Em julho, a dose é tripla: realiza-se a Taça do Mundo Kayak Sky, o Campeonato Nacional de Wakeboard e, pela primeira vez, a Discoveries Race 2019 no rio Lima, promovida pela Confraria Europeia da Vela, que sairá de Viana em direção às Canárias, em Espanha.

Já depois do Verão, em setembro, a Praia da Arda, em Afife, recebe o Viana World Bodyboard Championship. Em outubro, realiza-se o Congresso Mundial da Academia do Bacalhau e, em novembro, é a vez do 31º congresso da Associação de Hotelaria de Portugal, que levará à cidade milhares de pessoas ligadas ao turismo.

Se a princesa do Lima fervilha, durante todo o ano, de coisas para fazer, ver, visitar, provar, experimentar, e não cessa de seduzir quem vem de fora para a conhecer, o que pode esperar da princesa quem nela habita todos os dias? Ou quem, não habitando ainda nela, está já rendido e procura apartamentos à venda em Viana do Castelo? Foi a pensar em si que construímos um roteiro alternativo, que vai além do rio, do mar, da gastronomia, da arquitetura e dos santuários, mas sem os ignorar. São sete lugares que o convidam a tirar deles o verdadeiro partido.

1. Igreja do Convento de São Domingos

Vai dizer que já conhece a Igreja do Convento, que já la foi várias vezes. É possível. Mas o que lhe propomos é um olhar diferente sobre um lugar incontornável. Isto porque, por estes dias, a sua importância redobrou-se. Acaba de ser reeditada uma obra sobre o beato Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), a quem se deve a construção do Convento em 1560, e que sempre insistiu para que os seus restos mortais fossem ali depositados. E foram. Estão numa arca tumular de visita obrigatória.

O livro que rei Luís de Sousa escreveu sobre a vida e obra de Bartolomeu dos Mártires, apelidado de "arcebispo santo, pai dos pobres e dos enfermos", e cuja canonização foi autorizada pelo papa Francisco em 2016, está agora novamente disponível, 400 anos depois da primeira edição. Trata-se de um fac-símile, réplica perfeita do original. Não é possível conhecer Viana sem conhecer a história deste beato conhecido pelo seu cariz reivindicativo e simples, que é considerado uma figura ímpar na história da cidade e do concelho.

Mas se não tem tempo para conhecer a história do beato e para apreciar os magníficos altares de talha dourada do Convento, porque está demasiado ocupado à procura de moradias à venda em Viana do Castelo, então temos uma sugestão para si: passe por aqui e descubra esta magnífica moradia em fase final de acabamentos.

2. Fábrica de Chocolate

Não é a fábrica do Willy Wonka, mas é o espaço que está mais próximo desse imaginário fornecido pelo filme "Charlie e a Fábrica de Chocolate", realizado por Tim Burton em 2005, e que durante muitos anos nos fez suspirar de vontade de que aquela ficção fosse real. Lembra-se do "Convite Dourado" que a criança do filme encontrou, e que dava direito a passar um dia inteiro na fábrica e a provar tudo? O que lhe propomos é parecido. Com uma vantagem: esta visita é real.

Localizado na antiga fábrica de chocolate Avianense, que ali existiu entre 1922 a 2004 – e que continua a produzir 30 toneladas de chocolate por ano, mas agora em Barcelos -, este espaço foi inaugurado há cinco anos. Hoje funciona como hotel – o primeiro hotel português temático dedicado ao chocolate -, restaurante e museu. E funciona sobretudo como uma experiência que não vai querer perder. Tudo ali gira à volta do chocolate: os quartos do hotel, o gel de banho da casa de banho, a ementa do restaurante.

Supondo que não quer viver no hotel, mas que gostava de viver perto deste reino de chocolate, escolhemos um apartamento que vai deixar-lhe tanta água na boca como o chocolate: é um T2 de sonho, com excelente vista mar, com terraço individual, varanda e elevador panorâmico.

3. Centro do Remo

Uma cidade é praticamente perfeita quando, além de tudo o que nos oferece de graça – a paisagem, a História, a arquitetura -, ainda convoca o nosso bem-estar, a nossa saúde e o nosso entretenimento. Por isso, se tem a sorte de viver num lugar que possui um Centro de Remo, aproveite-o e fique a conhecer a sua cidade de outra perspetiva.

Neste centro, que existe desde 2013, é possível ter aulas de iniciação e remar nas deslumbrantes águas o rio Lima. Como saberá, remar, seja no rio, no mar, ou em lagoas, alivia o stresse, define o corpo e cuida da saúde. Bom, e queima 600 calorias por hora, o que não é um detalhe sem importância.

Ali bem perto, esta moradia totalmente remodelada, inserida num terreno com 1648 m2 e situada a dois minutos a pé da Praia do Cabedelo, está mesmo a pedir para ser usada como refúgio de férias e de fim de semana.

4. Aldeia do Sistelo

Continuando no distrito mas saindo da cidade, desloque-se ao concelho de Arcos de Valdevez e passeie pela aldeia de Sistelo, que este ano foi considerada monumento nacional e que, muito antes, já fora classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Esta aldeia, que faz fronteira com as belíssimas serras de Peneda e do Soajo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, está a despertar a atenção do mundo pelas suas virtudes paisagísticas, naturais e ambientais, a que se soma um inigualável património etnográfico e histórico.

Eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeias Rurais, a aldeia do Sistelo é ainda um exemplar raro de como o granito pode servir tão bem para construir habitações, templos, pontes e calçadas. Mas porque os novos tempos pedem outro material, se ficar apaixonado pela paisagem da aldeia e quiser comprar casa perto, comece por ver esta lindíssima moradia do século XVIII, situada mesmo no coração da Serra, junto ao Parque do Gerês. Tem piscina, vistas deslumbrantes e constitui uma oportunidade de negócio única.

5. Ponte Eiffel

É um trejeito muito português apreciar mais o que é nacional quando tem assinatura estrangeira. Esta vocação é muitas vezes injusta. E no que diz respeito à arquitetura em Viana do Castelo, cidade que a conceituada revista Wallpaper definiu como meca da Arquitetura, poderia ser particularmente perverso, uma vez que exibe obras dos maiores arquitetos nacionais, como Álvaro Siza (a Biblioteca), Souto Moura (a Praça da República) ou Carrilho da Graça (a Pousada da Juventude), entre muitos outros.

Sucede que Viana exibe também um maravilhoso exemplar da prestigiada Casa Eiffel - a ponte metálica sobre o rio Lima, construída na época da arquitetura do ferro. Com 563 metros de comprimento e seis de largura, foram necessárias mais de duas mil toneladas de ferro para a construção dos tabuleiros que assentam em nove pilares em cantaria de granito. Se já deu por si a suspirar pela Torre Eiffel de Paris, saiba que, com uma viagem muito mais curta, encontra uma obra de uma magnitude muito maior projetada pelo mesmo atelier francês.

E se é mesmo apaixonado por arquitetura, então deslumbre-se com esta extraordinária moradia, que possui jardim, mais de 200 metros quadrados e pode muito bem ser sua.

6. Trilho dos Canos de Água

casas, à venda, montanha, Viana do Castelo, vista mar, vista rio, praias, oportunidades imobiliárias,

A revista National Geographic descreveu-a como sendo "a vista panorâmica mais bonita do mundo". É a vista do miradouro de Santa Luzia, do qual se vê o mar, o rio, as montanhas, o património histórico, tudo. Mas em vez de estacionar o carro lá em cima, experimente fazer aquela que é uma das 23 caminhadas que a cidade tem delineadas para oferecer: neste caso, são cerca de dez quilómetros que levam pouco mais de três a horas a percorrer, se quiser apreciar devidamente a paisagem e perceber como era feito, no passado, o abastecimento de água à cidade. Vai passar por arcos, moinhos, minas, capelas e ruínas de que não se vai esquecer. Como também não poderá ignorar a Casa do Radar, que serviu de posto de controlo aéreo durante a Segunda Guerra Mundial e que hoje oferece também uma das mais belas vistas sobre a cidade e o rio.

Daquele miradouro talvez também possa ver a sua futura quinta, sobretudo se tiver os encantos desta, uma propriedade com quase dois mil metros quadrados, com uma moradia em pedra de arquitetura clássica restaurada, que dispõe de jardim, piscina coberta e oferece vistas únicas para o mar.

PESQUISAR
PEDIDO DE CONTACTO
PARTILHAR EM:

Imóveis em Destaque: Viana do Castelo

Soalhães, Marco de Canaveses
€ 92 500
Venda Terreno com possibilidade de construção, Soalhães, Marco de Canaveses
Ref.: MC09225
39 000 m2
NOVO PREÇO
Seixas, Caminha
€ 1 485 000
Residencial para venda, Seixas, Caminha
Ref.: C02712
2 699 m2 3 324 m2 32
Avessadas e Rosém, Marco de Canaveses
€ 70 000
Venda Terreno, Rosém, Marco de Canaveses
Ref.: MC02192
7 120 m2
Cardielos e Serreleis, Viana do Castelo
€ 106 000
Venda de Terreno com 1.350 m², Cardielos, Viana do Castelo.
Ref.: 7505
1 350 m2 1 350 m2
Soalhães, Marco de Canaveses
€ 34 500
Venda Terreno, Soalhães, Marco de Canaveses
Ref.: MC08112
1 700 m2
Sande e São Lourenço, Marco de Canaveses
€ 420 000
Venda Moradia isolada V3, Sande, Marco de Canaveses
Ref.: MC03036
3 050 m2 3 300 m2 3
Copyright 2018 © ENTREPORTAS.  |   LUXIMO'S