Antigamente, a riqueza media-se pela quantidade de terras possuídas. Ser proprietário era sinónimo de abundância mas também de segurança. Com o advento da modernidade, a maioria das pessoas desenvolveu outros interesses, compostos genericamente por consumos mais fugazes, mais de acordo com o ritmo acelerado de vida, e começou a desvalorizar a importância de adquirir bens duradouros que passassem por terrenos e imóveis. O resultado é que, hoje, uma fatia substancial dos portugueses possui um único imóvel - aquele em que reside. E, de acordo com vários estudos, considera-o demasiado pequeno para as suas reais necessidades. As explicações serão múltiplas, mas a mais provável para a escassez de espaço é a vontade de comprar uma casa pronta a habitar.
Mais recentemente tem-se assistido a uma inversão desta tendência. Investir em "terras" ou em "chão" é uma opção que está outra vez a seduzir cada vez mais pessoas. E mais do que isso: há já quem tenha percebido que um dos melhores investimentos que pode fazer-se é em casas para restaurar: compram-se por um preço muito mais baixo, em localizações muito melhores, com áreas muito superiores, recuperam-se à medida do capital disponível e de acordo com o próprio gosto, e valorizam muito mais. Quem já percebeu o potencial do investimento, procura agora as oportunidades nas melhores cidades.
Viana do Castelo, por combinar tradição e cosmopolitismo, por possuir algumas das melhores praias do norte de Portugal e ter acessibilidades de exceção, é a cidade de média dimensão mais disputada para comprar casa. De resto, o último inquérito conhecido sobre a geografia eleita para fixar morada aponta precisamente para esta cidade, que se destaca pela qualidade do ar, pelos acessos e pelo silêncio. A esta liderança na lista das cidades preferidas para viver também não é alheio o facto de as moradias à venda em Viana do Castelo apresentarem uma relação qualidade/preço difícil de superar e de haver um número considerável de casas com vista mar.
Em Viana, as vistas não são um pormenor despiciendo. Trata-se de uma cidade com uma das vistas panorâmicas mais bonitas do mundo, quando se sobe o Monte de Santa Luzia. Mas é também uma cidade que permite a todo o momento conviver com obras dos arquitetos mais consagrados do mundo, como Álvaro Siza Vieira. E depois há as reconhecidas praias, quase todas com bandeira azul. E todas as vantagens inerentes de viver junto ao mar. Comprar uma casa em Viana é, por isso, obrigatoriamente comprar uma casa com varanda ou terraço. Porque não o fazer seria um enorme desperdício. E isto é válido também para os apartamentos à venda em Viana do Castelo.
E eis chegados à questão da verba. É fácil concordar com todas as vantagens de comprar casa em Viana do Castelo. E a questão do restauro também não oferece dúvidas. Adquirir uma casa antiga para restaurar é ter logo meia dúzia de elementos garantidos: espaço, charme, materiais resistentes que vai querer reutilizar, qualidade de construção, área verde envolvente e uma traça única. Mas quanto custa? Muito menos do que imagina. E ainda há os benefícios fiscais a que terá direito por reabilitar.
A imobiliária ENTREPORTAS, que é líder de mercado na região há mais de dez anos, tem uma extensa carteira de imóveis para restaurar na cidade. Sugerimos apenas três exemplos dos muitos que poderá conhecer e visitar contactando a empresa. São casos de imóveis em que consegue sustentar a sua casa, mas começando já a trabalhar nesta ideia vencedora de investir em casas para restaurar. Só precisa de aprender um truque: conseguir visualizar a casa depois de restaurada. A longo prazo vai agradecer tê-lo feito.
É uma moradia de charme, toda em pedra, perto do centro da freguesia de Darque. E custa 25.000 euros.
Com 950 m2 de terreno e dois artigos para restauro, esta deslumbrante quintinha em Chafé está situada a poucos minutos da praia e oferece bons acessos à A28. Custa 87.500 euros.
É fácil apaixonarmo-nos por esta casa, mesmo antes do restauro. É um diamante em bruto, situada a poucos minutos da praia, numa zona residencial e turística, com bons acessos. À venda por 40.000 euros.