Resende é conhecida pela sua riqueza natural, cultural e gastronómica, da qual as Cavacas de Resende são o símbolo maior. Ainda hoje, as Cavacas de Resende são feitas, em muitos locais, recorrendo a técnicas antigas, com a gemada batida à mão e a massa cozida em forno a lenha.
Ingredientes:
Artigo relacionado: Comprar uma segunda casa entre Baião e Marco de Canaveses
Preparação:
Ligar o forno a 180°C e deixar já preparado um tabuleiro retangular, de bordos altos, bem untado com a manteiga e polvilhado com farinha q.b. Misturar 8 ovos inteiros com 7 gemas numa tigela, para depois adicionar 250 g de açúcar e bater tudo muito bem cerca de 20 minutos. Juntar 280 g de farinha peneirada e misturar delicadamente ao preparado anterior, até a massa ficar bem ligada e homogénea. Deitar a massa no tabuleiro reservado, para logo a seguir levá-lo a cozer ao forno durante cerca de 30 minutos.
Quando verificar que a massa já está cozida com a ajuda de um palito, retirar do forno e virar sobre um guardanapo, deixando-a assim a arrefecer.
Entretanto, preparar uma calda de açúcar em ponto de espadana com 500 g açúcar e a água, podendo recorrer a um termómetro, cuja temperatura a atingir deverá ser de 117º. Após cortar o bolo em fatias retangulares com cerca de 5 cm de largura, molhar os lados de cada fatia na tal calda de açúcar, com cuidado, para além de pincelar a superfície com a mesma, seguida imediatamente de um pouco de farinha com a ajuda de uma colher, de forma a ficar esbranquiçada ao endurecer.
Deixar as cavacas secarem sobre uma grade, sendo ótimas servidas acompanhadas com Vinho do Porto.
Artigo relacionado: Comprar uma segunda casa entre Baião e Marco de Canaveses
(Fonte: A Mesa dos Portugueses)