Em jeito de homenagem, a ENTREPORTAS associa-se ao Dia Nacional do Pescador, celebrado no dia 31 de maio e comemorado em várias localidades com tradição piscatória como a Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Viana do Castelo ou Caminha.
É um prato simples, leve e delicioso que, na sua confeção utiliza ingredientes frescos e locais. A pescada era uma das principais capturas dos pescadores poveiros, sendo conhecida como a “pescada da Póvoa”.
Ingredientes:
Para a marinada:
Artigo relacionado: 20 anos, 20 receitas: conheça a receita dos Rojões à moda do Minho
Preparação:
1. Descasque as batatas, corte-as em gomos e coza-os, juntamente com os ovos e os grelos, em água com sal. Escorra tudo e reserve. Leve ao lume uma frigideira com um fio do azeite e os dentes de alho picados, junte os grelos e deixe saltear.
2. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Adicione o louro e as postas de pescada e deixe cozer. Escorra e reserve.
3. Descasque e pique finamente a cebola e aloure-a num tacho com o restante azeite e o colorau. Adicione o vinagre, tempere com sal e pimenta e retire do lume.
4. Corte o pão em fatias e disponha-as num prato de barro grande e fundo. Regue-as com um pouco do molho anterior, cubra com as postas de pescada e, nos intervalos, coloque batatas, os grelos e os ovos cortados em rodelas. Regue com o restante molho e sirva.
(Fonte: Teleculinária)