Switch to |
EntrePortas - Imobiliária

10 Aplicações para organizar a sua casa e a sua vida

10 Aplicações para organizar a sua casa e a sua vida

Se a sua vida está virada do avesso, conheça estas 10 aplicações.

Vão ajudá-lo a organizar as tarefas de casa e da família e a melhorar a sua produtividade.

Às vezes a vida parece ter mais tarefas do que aquelas que conseguimos cumprir. Nos últimos tempos, o que já parecia difícil acentuou-se. De repente, parece que ficámos todos um bocadinho perdidos, mesmo no que é mais trivial no nosso quotidiano. Já deu por si a pousar a máscara em vez do telemóvel? A tentar abrir a porta de casa com a chave do carro? A comprar dois produtos repetidos no supermercado e a esquecer-se daquele que realmente lhe faz falta? Já deu por si a pensar que não aguenta mais um período de confinamento? Ou de teletrabalho? Ou de aulas à distância?

Este artigo da imobiliária ENTREPORTAS é para si, e foi pensado para lhe facilitar a vida. Depois de uma viagem por centenas de aplicações, escolhemos apenas 10 que podem realmente ajudá-lo a resolver todos os seus problemas domésticos (desde as compras até às tarefas dos miúdos) e laborais (desde a concentração até à produtividade), sem esquecer o indispensável bom humor e a saúde mental. Se precisa urgentemente de se organizar, por fora e por dentro, e já não sabe como, siga as nossas sugestões para planear e gerir cada dia da sua vida. 


1. Any.do - Para tudo o que for preciso

Any.do (de forma muito simplista: o que for preciso) tem nome inglês mas está disponível em português. É uma aplicação gratuita, disponível para Android e IOS, e é das mais utilizadas para criar listas, tarefas, calendários, eventos e lembretes. Em relação a cada tarefa, existe a possibilidade de gravar voz ou anexar ficheiros em diferentes formatos. Isto é importante porque qualquer uma destas listas pode ser partilhada com os membros da família. Portanto, esta pode ser a sua aplicação de base: tudo o que tem de saber sobre a sua vida logística pode estar depositado aqui. Os eventos ou tarefas do dia vão aparecer no ecrã principal do teu telemóvel. Em alternativa, a Habitica também se propõe organizar a sua vida e o seu trabalho, e controlar as tarefas domésticas dos seus filhos enquanto trabalha. Além disso, é um jogo. Cada utilizador cria um personagem, que vai receber moedas e acumular experiência à medida que vai completando tarefas. A experiência serve para subir de nível; as moedas servem para comprar adereços. Existem três secções: uma para hábitos (como beber mais água, por exemplo); outra para tarefas diárias (assuntos que tem de resolver num determinado dia da semana); e uma terceira para tudo o que precisa de fazer num determinado período de tempo. A aplicação permite ainda criar prazos. Se não os cumprir, a sua personagem perde uma vida. Se nunca cumprir nada, a sua personagem pode perder dinheiro e até morrer.

2. Mothershp - Para convencer os filhos a colaborar

Depois de ter anotado e calendarizado tudo o que tem de fazer, o desafio seguinte é o de convencer os miúdos a participarem nas tarefas domésticas. A Mothershp é mais do que uma aplicação. Está disponível no Google Play e também é um jogo divertido, que estabelece critérios de motivação e de recompensa para quem cumprir as tarefas. Caberá aos pais criar as tarefas, distribuí-las e definir o valor da recompensa. Como funciona? No fim de cada tarefa realizada, é enviada uma notificação aos pais. Se a avaliação dos pais for positiva, isso vai ser convertido em pontos. A partir de um determinado número, os pontos serão transformados em prémios. Em alternativa, a aplicação Cozy Family Organizer também permite criar e partilhar tarefas com toda a família, bem como enviar atualizações e alertas para todos. 

 

3. Medisafe - Para não esquecer a medicação

"Será que tomei a medicação hoje?" É esta pergunta que vai ser eliminada da sua vida com a Medisafe, uma aplicação gratuita incontornável para famílias numerosas ou para aquelas famílias que, por exemplo, incluem os avós. Ou seja, famílias que têm de gerir um horário rigoroso para a toma de medicamentos e dosagens várias, em vários horários. Esta aplicação, disponível em português, não só tem um lembrete à hora correcta, como permite anotar as características de cada medicamento: comprimido ou xarope, colorido ou não, etc. Isto é importante para o caso de ter de sair de casa (ou não viver na mesma casa) e ter de incumbir alguém de administrar esse medicamento. Aliás, a aplicação permite também, em caso de autonomia do doente, definir um responsável para avisar a pessoa em causa de que está na hora de tomar a medicação X ou Y. 

 

4. SoftList - Para fazer a lista de compras

A SoftList é uma aplicação dedicada exclusivamente às compras de supermercado. Não só permite fazer a lista de tudo o que pretende comprar, como permite ler o código de barras dos produtos e, portanto, aceder ao preço. Isto significa que à medida que vai adicionando produtos, vai controlando a evolução da despesa. Permite ainda criar um histórico de compras, fazer comparação de preços e partilhar a lista com outros elementos da família. Em alternativa, a Buy me a Pie (literalmente, "Compra-me uma tarte")  propõe-se também poupar tempo e dinheiro na elaboração da lista de compras. Além disso, permite que cada elemento da família vá acrescentando, em tempo real, aquilo de que também necessita.

 

5.  Sapo Promos - Para maníacos das promoções

A grande vantagem da aplicação Promos da Sapo é o facto de compilar num só local todos os folhetos de dezenas de lojas e supermercados. Ao mesmo tempo, permite ver as promoções das mesmas lojas noutros concelho e ainda receber notificações para que nunca perca um bom desconto. A aplicação integra não apenas supermercados, mas também tecnologia e desporto, produtos para bebés, saúde e beleza, ferramentas de bricolage e jardim, e até restauração. Em alternativa, pode usar a Savvy Descontos, aplicação gratuita que reúne todas as promoções de sete super e hipermercados em Portugal.

6. Bills Organizer - Para controlar os gastos do mês

Agora que já sabe como, onde e quando fazer as suas compras, convém gerir da melhor forma o seu orçamento disponível. A Bills Organizer (organizadora de contas) é uma aplicação criada justamente para organizar as contas. Aqui vai conseguir controlar os seus gastos do mês e acompanhar as despesas através de um calendário. Esta aplicação disponibiliza também lembretes com informações que considere importantes, como por exemplo os prazos para pagar a água, a eletricidade ou ou gás, com os respetivos valores a pagar. A aplicação Splitwise não é uma alternativa, é um complemento. Se divide casa com amigos ou colegas e partilha despesas, isto vai dar-lhe muito jeito. Esta aplicação permite introduzir todas as contas comuns e dividi-las pelos habitantes da casa, convocando cada elemento para pagar a sua parte. Estas informações são partilhadas com todos os moradores da casa, o que significa que mesmo que não se cruzem, nem tenham tempo para falar, todos conhecem as suas responsabilidades.

 

7. BrightNest - Para quem tem animais de estimação
Parece uma aplicação menor mas não é. A BrightNest é um manancial inteiro de dicas para mais ou menos tudo: como colocar os seus móveis em posições diferentes considerando o espaço disponível, como tirar manchas da carpete, qual o melhor aromatizante para a sua sala, etc. A principal vantagem desta aplicação é o facto de poder ser adaptada à sua personalidade e circunstâncias. Daí ser especialmente útil para quem tem animais de estimação, uma vez que oferece uma lista infindável de truques para o bem estar do animal, a sua relação com a moradia ou apartamento em que vive, e ainda a melhor maneira de poupar dinheiro com todas as coisas indispensáveis para um animal. Em complemento, e caso tenha vários animais em casa, a Pet Phone permite criar uma ficha completa sobre cada um deles, bem como documentar a sua história (idas ao veterinário, por exemplo), características (raça, peso e altura) e necessidades.

 

8.  Feedly  - Para estar informado

Na vida, a informação não é secundária. Quanto mais informado estiver, mais longe poderá chegar e mais bem posicionado. E a falta de tempo não é desculpa para não ler. Sobretudo agora que o mercado oferece uma generosa lista de agregadores de notícias. Um dos principais é o Feedly, que permite ler vários tipos de conteúdos (jornais, blogues, sites, cadernos de emprego), organizá-los e partilhá-los. A aplicação atualiza em permanência todos os conteúdos novos dos títulos que escolher. Em complemento, se gosta de organizar listas temáticas, ou até listas de músicas, pode usar a Wunderlist, uma aplicação gratuita que permite criar listas de tudo, partilhá-las e sincronizá-las com todos os aparelhos que tiver. 

 

9. AGIT - Para treinar em casa

Com o essencial da vida resolvido, é tempo de cuidar de si. A aplicação AGIT é portuguesa e foi criada a pensar no treino doméstico. Não só monitoriza o exercício físico dos utilizadores como vai dando feedback da sua evolução em tempo real. "O problema das apps que simplesmente criam e disponibilizam um plano de treinos é que não têm como saber se, ou de que maneira, a pessoa fez os exercícios que lhe foram sugeridos", explicou, ao jornal "Público", um dos seus fundadores. A AGIT colmata essa falha. Em todo o caso, lembre-se que existem mais de cinco mil aplicações de fitness no mercado. Escolha uma e treine pelo menos sete minutos por dia, sobretudo em tempo de confinamento.

 

10. Rainymood - Para relaxar

Finalmente, tire  algum tempo para relaxar. É fácil de dizer mas às vezes muito difícil de conseguir. A Rainymood oferece gratuitamente vários sons imbatíveis para a mente, como aquele reconfortante som da chuva a bater na janela, ou o barulho dos carros a passar por cima de uma poça de água ou até o som da trovoada. Feche os olhos e experimente. Em alternativa, a Simple Habit obriga-o a fazer pausas de qualidade durante o trabalho, para reduzir o stress e aumentar a concentração. Em vez de parar para tomar mais um café ou fumar mais um cigarro, esta aplicação ajuda-o a parar para... meditar. E sim, é possível a qualquer hora do dia e independentemente do local em que se encontre.

 

Artigo Relacionado: Saiba quais são as seis divisões-chave na decoração da casa em 2021

PESQUISAR
PEDIDO DE CONTACTO
PARTILHAR EM:

Imóveis em Destaque: Norte de Portugal

Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela, Viana do Castelo
€ 13 000
Venda de garagem, Monserrate, Viana do Castelo
Ref.: VCM07880(2)
Aver-o-mar, Amorim e Terroso, Póvoa de Varzim
€ 200 000
Venda deTerreno com viabilidade de construção, Amorim, Póvoa de Varzim
Ref.: PV07018
6 390 m2 6 390 m2
Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela, Viana do Castelo
€ 205 000
Venda de Moradia V4, Monserrate, Viana do Castelo
Ref.: VCC12844
42 m2 126 m2 4 3 4
Barroselas e Carvoeiro, Viana do Castelo
€ 45 000
Venda de Terreno, Carvoeiro, Viana do Castelo
Ref.: VCM10672
550 m2 550 m2
Vilar de Mouros, Caminha
€ 41 000
Terreno para venda, Vilar de Mouros, Caminha
Ref.: C00835
1 275 m2
BAIXA DE PREÇO
Valadares, Baião
€ 70 000
Venda Terreno, Valadares, Baião
Ref.: MC08728
4 494 m2
Copyright 2018 © ENTREPORTAS.  |   LUXIMO'S