A notícia foi recebida com satisfação mas sem surpresa. Quem escolheu Viana do Castelo para comprar casa, beneficiando de uma geografia que lhe permite viver simultaneamente próximo do mar, do rio e da montanha, já estará familiarizado com o investimento que a capital do Alto Minho tem feito, na última década, para incentivar o modo de vida saudável da população. O resultado dessa aposta tem dado resultados - a procura de imóveis sobe, os residentes aumentam e os prémios também -, mas agora atingiu um novo patamar: Viana do Castelo, que já fora eleita a terceira melhor cidade de praia do sul da Europa pelo jornal britânico “The Guardian” (veja aqui apartamentos com vista mar), que recentemente foi considerada uma das melhores cidades do Norte de Portugal para viver, e que exibiu o título de Cidade Atlântica do Ano em 2018, acaba de ser escolhida para ser Cidade Europeia do Desporto em 2023. É a consagração de um concelho determinado a promover a felicidade e a saúde através da atividade física, da prática desportiva e dos hábitos de vida saudáveis e amigos do ambiente.
Aliás, os números não enganam: numa região onde vivem 85 mil pessoas, existem mais de 70 clubes e associações, mais de 40 modalidades oficialmente praticadas, 5000 atletas federados que representam 160 equipas, mais de 5000 alunos envolvidos em projetos desportivos e mais de metade da população (58%) pratica algum tipo de atividade física ou de lazer. Não é um desempenho fácil de igualar. Isso mesmo notou o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES), Gian Francesco Lupattelli, quando anunciou que Viana é a 11.ª cidade portuguesa a receber o título de Cidade Europeia do Desporto. "Todos os anos Portugal tem uma cidade preparada para ganhar o título. Mas, nestes dez anos, posso garantir que Viana é uma das melhores candidaturas que vi", revelou o responsável. "A fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes, não tem rival", acrescentou. Mas Lupattelli foi ainda mais longe naquele que foi o seu primeiro contacto com a cidade: "É uma cidade maravilhosa, com praias esplêndidas e com um forte potencial turístico e desportivo".
Artigo Relacionado: Conheça as 9 praias de Viana com bandeira azul em 2021
Para isso contribui a existência de 200 espaços desportivos, dos quais 25 são municipais, que registam meio milhão de utilizações por ano. E a cereja no topo do bolo: os quatro centros náuticos - surf, canoagem, remo e vela -, que servem para alavancar a cidade do ponto de vista do turismo desportivo e que já lhe valeram um epíteto: a meca dos desportos náuticos. Não por acaso, o Centro de Mar contempla, também, atividades que incluem a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais que potenciam a criação de novas atividades e novas competências. As parcerias com as escolas também não são despiciendas na elevada performance apresentada por esta cidade marítima: há patinagem no ensino pré-escolar, atletismo e natação no 1º ciclo, e náutica nas escolas nos 2º e 3º ciclos.
Artigo Relacionado: Viana do Castelo candidata a Cidade Criativa da UNESCO em 2020
"Acreditamos que a prática desportiva contribui de forma objetiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Desejamos uma comunidade ativa, saudável, dinâmica e feliz, pelo que o município tem apostado e continuará a apostar no incentivo da prática desportiva formal e informal, na formação de atletas, técnicos e dirigentes", enfatizou, recentemente, à imprensa, o autarca Luís Nobre. "Temos estimulado e apoiado todos aqueles que, das mais variadas formas, promovem a prática desportiva, levando a bandeira de Viana do Castelo a todo o mundo." Nesse sentido, o presidente da Câmara acaba de anunciar a criação de uma Cidade Desportiva, que irá assumir-se como um "corredor verde desportivo entre a cidade e o seu entorno" e que promete não esquecer as condições indispensáveis à prática desportiva adaptada, através da reestruturação e apetrechamento das infraestruturas desportivas.
Assim, em 2023, Viana do Castelo, cidade de artesãos e pescadores, situada a menos de uma hora de distância do Porto, será ainda mais um local de paragem obrigatória. O vídeo promocional da Cidade Europeia do Desporto, o hino da candidatura e a mascote Santiago já foram divulgados. Os principais objetivos também já foram definidos: prazer em fazer exercício, espírito de comunidade, aprendizagem do fair-play e melhoria da saúde da população. Se este lugar do Norte litoral do país é aquele onde quer viver, ou onde deseja ver os seus filhos crescerem, ou onde pretende investir, contacte o grupo ENTREPORTAS. Com mais de 15 anos de experiência, a empresa imobiliária é líder de mercado no Minho.
Artigo Relacionado: Viana do Castelo vê reconhecido o seu património cultural imaterial