O papel de parede regressou em força em 2023. A imobiliária ENTREPORTAS revela as tendências para dar nova vida às paredes de sua casa. Não tenha medo de mudar.
Ponto prévio: se é uma daquelas pessoas que se apaixona facilmente por papéis de parede mas nunca arriscou vestir uma divisão de sua casa, porque desconfia que um dia vai fartar-se, e portanto, desperdiçar o dinheiro investido e duplicar o trabalho, comece a pensar de forma diferente. Por um lado, colocar e retirar papel de parede é cada vez mais simples; por outro, já não se usa colocar papel numa divisão inteira mas apenas fazer um apontamento na parede eleita para esse efeito, o que torna a operação muito mais económica. Por fim, se a cada três ou quatro anos puder ter uma decoração interior completamente nova na sua moradia ou apartamento, uma visão que renove a energia e dê a sensação de habitar uma casa nova, não acha que é compensador? Há ainda outra vantagem, que não é de subestimar: o papel ajuda a manter a temperatura interior mais elevada, porque consegue reter o calor, e também ajuda a proteger as paredes da humidade. Com um pequeno sopro, tudo muda.
A maioria dos rolos de papel tem dez metros de comprimento e 52 centímetros de largura. Significa que para uma parede com uma dimensão de dois metros e meio de altura e quatro metros de largura (esta é, aproximadamente, a medida da parede de um quarto médio onde está encostada a cabeceira da cama) precisará de dois rolos de papel. Os preços começam nos vinte euros e estendem-se até valores de elevada excentricidade. Mas é possível adquirir papéis lindíssimos a preços muito acessíveis. Até quase ao infinito vão as texturas, as tonalidades e os desenhos. E não há divisões proibidas: o papel usa-se na sala e no quarto, mas também na cozinha, na casa de banho e no corredor. Onde for colocado será inevitavelmente criado um espaço diferenciador.
Artigo Relacionado: Investir em imóveis: rapidamente e em força (e também a reabilitar)
Neste ano de 2023, vai ser quase obrigatório pensar neste assunto, porque o papel de parede voltou em força. A grande tendência concentra-se nas estampas grandes, visíveis e fáceis de identificar ao longe. Outra tendência passa pelos papéis que contêm uma grande percentagem de tecido. Além de serem mais fáceis de colocar, são mais resistentes, muito mais elegantes e modernos. Na moda está também guardar um pouco do papel que tenha sobrado, para colocá-lo na parede do lado, emoldurado, criando uma decoração clássica. A Imobiliária ENTREPORTAS, tão habituada a comercializar apartamentos com vista mar como casas de campo, mostra-lhe uma paleta de seis possibilidades para a sua casa, qualquer que seja a localização e o tipo de decoração. O papel de parede encaixa em qualquer imóvel.
1. Aguarela nas paredes
Colocar papel na parede não significa fazer da parede um mural de cores que berram, um cenário que cansa e fere olhar. Muito pelo contrário. O melhor exemplo disso é o facto de os tons suaves, desbotados, como se fossem tinta de aguarela, estarem no topo da lista das tendências para 2023. É uma maneira de introduzir cor numa divisão da casa sem ficar preso a padrões ou desenhos. Este papel muda o espaço mas não se impõe, afirmando-se pela delicadeza. Os especialistas consideram que este papel é sinónimo de luxo e, ao mesmo tempo, um facilitador da decoração, uma vez que todas as mobílias e peças, modernas ou clássicas, combinam com ele. Alguns destes papéis, com pinturas abstractas, são tão perfeitos que transformam a parede numa verdadeira obra de arte. Além disso, aguarelas de cores claras e suaves tornam as divisões mais luminosas. Uma das melhores paredes para colocar este tipo de papel é aquela que tem uma janela ou porta para a varanda ou terraço, porque vai ampliar essa saída para o exterior.
2. Inspiração botânica
É o papel perfeito para amantes na natureza e para pessoas com aversão a espaços fechados - e não podia estar mais em voga. A inspiração botânica dá origem a papéis cheios de montes e colinas onde o solo é sempre verde e o céu sempre azul. Aqui não há mau tempo. É como estar dentro de casa e, milagrosamente, também ao ar livre. Os especialistas asseguram que este é o tipo de papel com maior impacto psicológico: mantém a serenidade e potencia o optimismo. Uma vez mais, não se trata de criar uma parede excêntrica que faça lembrar a selva, mas sim de construir um ambiente em que o foco principal é a calma. Neste segmento, entram também os papéis com padrões florais, alguns são de tal maneira realista que parecem conter o perfume das próprias flores. Em espaços mais reduzidos - ou mais contidos, como o escritório -, estes padrões são imbatíveis, sobretudo combinados com louças e madeiras brancas. Use e abuse das estampas com folhas, flores, plantas e vegetais.
3. Digital Lavender
Digital Lavender é um roxo em tom pastel mais claro, frio e delicado, que traz imediatamente à nossa cabeça a planta lavanda. Essa planta, também conhecida como alfazema, possui propriedades calmantes, e esse é precisamente o objectivo deste papel: transmitir sensações relaxantes e otimistas. A lavanda, assim como o roxo, a ameixa e a malva, todas da mesma família de cor púrpura, são também uma das grandes tendências de 2023. Mas estes tons não inspiram só a calma e o equilíbrio, ele são também associados à riqueza e à monarquia, uma vez que o corante que permitia criar esta cor era extremamente caro. A WGSN, empresa britânica de previsão de tendências, elegeu mesmo aquilo que designou como "Digital Lavander" como cor do ano de 2023, considerando que é a cor perfeita pata colocar um ponto final nos últimos agitados anos e voltar a convocar a estabilidade. Estes tons podem ser utilizados em papeis lisos, com texturas ou com padrões.
Artigo Relacionado: Sabe qual é a cor que vai marcar o ano de 2023?
4. Estilo oriental
Se é verdade que todas as tendências de decoração para 2023 pretendem atingir a calma e a serenidade, é igualmente verdade que o caminho mais curto para conseguir esse estado de espírito é através do estilo oriental. Entre o minimalismo e o ecológico, todos os padrões deste papel - com especial ênfase para as flores de cerejeira e os pássaros de penas longas e coloridas - remetem para um imaginário livre, natural e suave. Mesmo quem não é fã do Oriente não consegue resistir a estes padrões perfeccionistas, porque são tão idílicos que fazem a felicidade parecer fácil. Este papel é perfeito para combinar com o estilo japandi, um movimento relativamente recente que mistura a decoração japonesa com a decoração escandinava, ou seja, alia a simplicidade à funcionalidade, com materiais naturais, artesanais e de tons neutros. É um papel perfeito para colocar na casa de banho de serviço, sendo que este papel, repleto de boas vibrações, tem o poder de fazer esquecer que aquela divisão é apenas uma casa de banho. Deixamos uma tradução simples, para perceber melhor a profundidade do estilo japonês, que compreende dois conceitos: o hygge Scandi (aconchego e familiaridade) e o wabi-sabi (beleza imperfeita).
5. Estilo vintage
Ciclicamente, a década de 70 volta a estar na moda, é aquele estilo vintage, cheio de arrojo, conquistas e memórias de que ninguém quer libertar-se. Este ano, o ano de 1970 volta a inspirar a decoração de interiores e isso nota-se também no papel de parede, com motivos geométricos e florais. O que é que isto significa? Que todas as estampas com ar barroco, retro ou art déco são válidas para usar nas paredes. Estão em causa cores quentes, como os laranjas, os verdes, os castanhos e os amarelos. Apesar de poder ser usado em qualquer divisão, os decoradores aconselham a aplicar este papel nas cozinhas, sobretudo se for possível combiná-los com peças antigas, Este papel é perfeito para casas de férias.
6. Ouro é luxo
Os papéis de parede metálicos, com fios de ouro e muito brilho, exigem alguma coragem por parte dos proprietários da casa, mas são o expoente máximo do requinte. Se pretender criar um ambiente luxuoso, exclusivo e muito cobiçado, escolha um papel dourado, com texturas. E em vez de aplicá-lo apenas numa parede, aplique-o no tecto e junte-lhe um candeeiro grande de cristal, para multiplicar o brilho. As maiores casas de design do mundo, como a Versace ou a Gucci, não resistiram a desenhar padrões para este segmento. Contudo, pode também optar por tons de prata ou cobre, desde que igualmente imponentes. Onde usar? Numa sala de jogo ou no hall de entrada.
Artigo Relacionado: Agora, a tendência é estilo Cottagecore. Sabe o que é?