Mudar de casa é uma decisão importante. Por vezes, a mudança significa também mudar o estilo de vida e antecipar planos futuros. Escolher entre uma moradia ou um apartamento costuma ser o grande desafio - e pode não ser simples. Em ambos os casos há vantagens e desvantagens. Para tornar a sua decisão mais fácil, selecionamos três aspetos que o ajudarão a escolher o melhor para a sua família.
1. Liberdade e privacidade
Um apartamento tem habitualmente regras de condomínio: silêncio a partir de determinado horário, restrições no acesso de áreas comuns ou participação em reuniões de condomínio. Numa casa, a liberdade é maior, mas a relação com os vizinhos costuma ser mais distante.
Artigo Relacionado: Investir em imóveis: rapidamente e em força (e também a reabilitar)
2. Conforto e arrumação
As famílias maiores costumam preferir as casas porque, em princípio têm mais área, o que permite resguardar o espaço individual de cada um. Os apartamentos, habitualmente menores, são mais práticos para quem se preocupa com a arrumação e organização do espaço.
3. Condomínio e manutenção
No plano financeiro, as casas podem inicialmente ter menos despesa, já que muitos apartamentos têm custos com o condomínio. Por outro lado, uma casa precisa de mais manutenção ao longo dos anos. Assim, os gastos com condomínio e manutenção da casa podem ser semelhantes.
Artigo relacionado: Comprar casa para reconstruir: as vantagens de reabilitar um imóvel
Qual a tipologia que encaixa melhor na sua família?
Se já sabe, contacte a ENTREPORTAS!