A Páscoa é época de festa, de comunhão, de abrir as portas com alegria para receber família e amigos. O Cabrito à Serra D´Arga é um dos pratos obrigatórios na mesa de Domingo de Páscoa, embora há muito que o cabrito se converteu num símbolo gastronómico de várias celebrações e de festas de família.
Ingredientes:
Artigo relacionado: Três coisas que vai querer fazer em casa na Páscoa
Preparação:
Arranjar o cabrito e cortar em pedaços. Escaldar em água para retirar o sabor e cheiro característico desta carne, deixar arrefecer e colocar em vinha de alhos durante 24 horas. No dia seguinte, preparar uma assadeira de barro e colocar o cabrito numa cama de cebola, salsa, azeite e banha de porco. Depois, regar com vinho verde branco e levar ao forno durante uma hora, preferencialmente em forno a lenha. Se for em forno convencional colocar a 180º C. Voltar as peças de carne e regar com o molho. A meio da cozedura, juntar as batatas para assar.
Para o arroz de carqueja, fazer um refogado com a cebola, juntar o arroz e deixar refogar. Juntar o caldo previamente preparado e deixa cozinhar. Para 300 g de arroz são necessários 600 g de caldo.
Para preparar o caldo, cozer uma galinha do campo com um pedaço de presunto da Montaria. Colocar um punhado de rebentos de carqueija, uma cebola e um ramo de salsa. Temperar com sal.
Lavar os grelos, cozer em água com sal. Depois de cozidos, escorrer e saltear em azeite e alho.
Artigo relacionado: Como se celebra a Páscoa em Vila do Conde? Prepare a sua casa nova!
(Fonte: A Mesa dos Portugueses)